A Nossa Missão

Este grupo tem como objectivo a educação da fé das crianças que compreende o ensino da doutrina cristã com vista à iniciação na plenitude da vida cristã.

O grupo é constituído por uma direcção, cerca de 36 catequistas e 320 crianças repartidas por 5 núcleos de catequese.

A Catequese da Paróquia de Santa Maria de Belém encarrega-se em prioridade do 1º ao 6º ano deste Programa, e faculta também, sempre que as circunstâncias os justificam, os restantes quatro anos.

Compete ao catequista favorecer, nas crianças, o conhecimento da fé, a formação moral, o ensino da oração, a educação litúrgica, para a vida comunitária e para a missão de evangelização dos outros, bebendo nas fontes da Sagrada Escritura, Tradição e Magistério. É relevante o papel dos métodos de ensino, dos recursos (catecismos, audiovisuais), contudo, o mais importante é o testemunho de vivência cristã do catequista.

O grupo tem várias actividades:

1) Reuniões: com o Pároco, trimestralmente; por catecismos (só os catequistas), 2 vezes por ano; 4 reuniões de pais (geral, para o baptismo, para a Primeira Comunhão e para a Profissão de Fé);

2) Retiro anual de catequistas;

3) Missa da catequese, na qual se inserem as festas da Avé-Maria, Pai-Nosso, Credo e Palavra (entrega do Novo Testamento);

4) Encontro de catequistas, a nível Diocesano;

5) Festa de Natal;

6) Reunião da Direcção com o Senhor Prior;

A catequese das crianças exige uma colaboração intensa entre os catequistas, os pais das crianças e as escolas.